Açafrão, o “Ouro Vermelho”

História

O açafrão é originário do Sudoeste Asiático e foi cultivado pela primeira vez na Grécia, remontando a 1500  a.C. Muito antes disso, foram encontrados vestígios de açafrão em pigmentos de pinturas pré-históricas com 50.000 anos.

f4a22d2328088005c5c1afd04642f89d

Segundo a mitologia grega, Hermes feriu um dos seus amigos. Três gotas de sangue caíram no chão e nesse momento apareceu uma linda flor roxa com três pistilos (o conjunto de órgãos femininos das flores) vermelhos no coração. O açafrão tornou-se, assim, o símbolo da ressurreição.

A Cleópatra usava açafrão no seu banho para dar uma bela cor à sua pele.

2c69c54300080b174ca85539fe9d0f8c 2

O açafrão também é usado em ofertas a Buda.

Está profundamente enraizado na cultura e religião indianas e os monges e sábios do hinduísmo usam roupas cor de açafrão como símbolo de abstinência de todas as coisas materiais, pensamentos e prazeres.

O Açafrão também foi usado em receitas para preparar produtos contra a peste negra.

Origem do Açafrão

Utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do mediterrâneo – de onde é originário – o açafrão é colhido da flor Crocus Sativus Linneaus. Adicione um bocadinho de açafrão num cozinhado e torná-lo-á amarelo brilhante.

de86d8f52faffff037b23f665f6ee5b3 1

É uma das especiarias mais caras do mundo, e por isso conhecida como “ouro vermelho”, uma vez que, para obter 1kg de açafrão seco, são processadas manualmente, cerca de 150 000 flores e é preciso cultivar uma área de aproximadamente 2 000 m².

O valor elevado é explicado pela colheita das flores ser feita à mão e serem necessárias milhares de plantas para obter um quilo da especiaria.

Quando seca, a flor liberta dos seus órgãos um pigmento amarelo e um óleo volátil tradicionalmente usado como corante de tecidos.

É uma planta perene de floração outonal inexistente em estado selvagem que pode florescer num único dia. As flores são colhidas de manhã para que as pétalas permaneçam fechadas.

Os três filamentos vermelhos do açafrão – em persa Za’Faran – são então delicadamente removidos numa operação chamada poda. Em seguida, esses preciosos pistilos serão secos numa sala ventilada. O pistilo, constituído por três estigmas por flor, é a única parte consumida.

Propriedades do Açafrão

Este tempero é recomendado enquanto chá para ajudar na digestão, proteger o fígado e ajudar a combater o colesterol. Combate constipações, alivia a tosse e é também usado em cremes de massagens para aliviar as dores. O açafrão aparece em cremes cosméticos pelas suas propriedades antioxidantes e antirrugas.

Há séculos que é usado para fins medicinais. Historicamente usado para o tratamento de cancro e de estados depressivos.

37b3f232d2fd0a283c2fc443685acf59

Considerado um afrodisíaco por várias culturas ao longo da história, o açafrão dourado era considerado mais eficaz como afrodisíaco quando usado em mulheres. De acordo com o mito grego, comer açafrão por uma semana tornaria uma mulher irresistível para o seu amante. Mas os romanos tinham uma perspetiva diferente, usando o açafrão para perfumar os banhos dos cavalheiros aristocráticos e suas amantes.

Açafrão na Perfumaria

O açafrão natural não é permitido na perfumaria quando contém Safrol, um componente que causa alergias. Os constituintes olfativos do açafrão são o Saffronal e o Lanierone. A matéria-prima autorizada na perfumaria é o Saffronal, o princípio olfativo do açafrão que é isolado da matéria-prima natural. A Safreína é a molécula desenvolvida pela Givaudan.

O cheiro do açafrão traduz um aroma especiado, de um couro amadeirado intenso e seco com fundo de mel. É um aroma marcante, assertivo, muitas vezes usado enquanto nota de fundo que frequentemente acompanha fragrâncias amadeiradas e de oud, notas de couro, gourmand e notas florais como a íris, violeta e rosa. Muito comum em perfumes do Médio Oriente. O talento do perfumista será fundamental para acalmar o ardor desta especiaria. Pode também acompanhar outras especiarias como a canela, o cravo e a pimenta.

Os países que mais colhem açafrão são o Irão, a Espanha, a Índia, a Grécia, Marrocos e Itália.

Leave a Reply

WAITLIST To receive an in stock notification, enter your email address and click 'NOTIFY ME.'